No VII Encontro de Profissionais da Garantia da Qualidade, no dia 29/05/18,aconteceu o I Fórum de Certificações em Alimentos. Durante o evento, a palestrante Nathalia Federico, ICL, abordou o tema “casos de insucessos em
auditorias de SGSA”. A palestrante super-interagiu com a platéia com suas experiências, enfatizando que: “Auditoria é a oportunidade para que o sistema seja visto por um agente externo quanto à sua efetividade ou necessidade de melhorias”. Assim, as expectativas das partes interessadas são diferentes,por exemplo: a Qualidade objetiva:
– Funcionamento do sistema;
– Envolvimento dos departamentos;
– Aceitação das mudanças;
– Conscientização de RH para a mudança de cultura.
No entanto, há muitas variáveis nesse contexto, como:
– sistema informatizado não funcionando durante a auditoria e todos os documentos são eletrônicos;
– gestores não disponíveis durante a auditoria;
– lista de presença de treinamentos é da Qualidade e não impacta em indicadores do RH;
– procedimento de limpeza não cumprido pela operação por nervosismo;
– sugestões de melhorias de processos desconhecidas por todos, menos pelo auditado-entrevistado;
– ações não cumpridas por “falta de tempo”, sendo anotada essa razão em registros;
– interferência do gestor da Qualidade durante a falha de expulsão de corpo de prova no detector de metais, fazendo ajustes na sensibilidade, e não a tomada de ação pela operação, com bloqueio do produto afetado;
– “caça” ao quadrinho com a Política de Segurança de Alimentos/Qualidade que foi retirado do local, próximo ao registro de ponto dos funcionários, por ter molhado;
– preenchimento de registros no ato da auditoria;
– uso de produtos domissanitários em processos produtivos;
– relatada a presença de “um único rato”, uma vez que nos demais dias havia muitos outros;
– impossibilidade de iniciar a auditoria no site devido à greve do condomínio,iniciando na padaria por possuírem documentos informatizados, acessados remotamente;
– questionamentos sobre detalhes específicos da produção de um produto,mas tratava-se de um cliente e concorrente ao mesmo tempo, com foco em outro produto do escopo;
Além, é claro, da “variável” auditor, ilustrando alguns cenários, tais como:
Desconhecimento da norma x processo;
Falta de bom senso do apontamento;
Especialistas muito especialistas, com desvios de focos;
Interferências externas.
Esta palestra nos deu várias “pérolas” de auditorias que entram para o blog como cases para a coluna “dedo podre”!
Fonte:foodsafetybrazil