Empresas de produtos para consumo vivem em uma batalha constante para manter e conquistar novos clientes em um ambiente de intensa competição, visto que os consumidores exigem cada vez mais das marcas. É essencial ter produtos inovadores e de qualidade, mas de que adianta se eles forem prejudicados nas prateleiras devido a embalagens comuns ou rótulos sem inspiração?
Embalagens e rótulos são fatores importantes nas decisões de compra. Se devidamente concebidos, podem fazer uma enorme diferença no domínio de mercado e crescimento das vendas, criando valor significativo à marca. Os rótulos e embalagens devem tornar a marca atraente para os consumidores em um nível emocional, possibilitando criar um valor pessoal duradouro.
Em um estudo sobre embalagens, a agência WestRock de Atlanta USA, publicou alguns resultados de pesquisas que corroboram a importância da embalagem como influenciadora de compra primária:
• Novos clientes: 65% compraram algum produto pela primeira vez, por causa da embalagem.
• Clientes recorrentes: 55% adquiriram um produto novamente por causa das interações pessoais favoráveis que tinham com a embalagem.
• Clientes insatisfeitos: 50% mudaram de marcas, porque tiveram experiências desfavoráveis com a embalagem.
Décadas atrás, Louis Cheskin, cientista, psicólogo clínico, e importante estudioso em inovações de marketing, abordou a “sensação de transferência”. Enquanto estudava os consumidores, percebeu que as percepções das pessoas com relação as embalagens foram transferidas para os próprios produtos. Para ele os consumidores não fazem distinção consciente entre o produto e a embalagem, o produto é a somatória do produto mais rótulos e embalagens combinadas.
Visto suas importâncias como influenciadores de compra e motivadores de conexão pessoal entre clientes e marcas, o design de rótulos e embalagens não pode ser tratado apenas como despesa, mas sim como um importante investimento na identidade da marca e dos produtos.
Por Catuai rotulos
Design de embalagens e rótulos: Despesa ou investimento inteligente em marketing?