O objetivo do presente trabalho é verificar a relação do hábito de leitura de rótulos dos alimentos pelos idosos com a presença de morbidades, neles ou em seus familiares. O estudo caracterizou-se como descritivo e transversal, sendo realizado com uma amostra de idosos durante sua estada no supermercado, na cidade de Criciúma/SC.
Para a coleta de dados, elaborou-se um questionário dividido em duas partes: a primeira abordando questões gerais como idade, sexo, gastos individuais com alimentação e hábito ou não de leitura dos rótulos de alimentos; e a segunda contendo questões específicas sobre rotulagem dos alimentos. Dos 52 idosos entrevistados, mais da metade (55,77%) possui o hábito de ler os rótulos dos alimentos.
A doença mais referida foi o Diabetes Mellitus (45%), seguida pelas patologias cardiovasculares (20%). Os idosos entrevistados com caso pessoal/ familiar de doença, quase a totalidade (86,20%), acham importantes as informações nutricionais presentes nos rótulos e, após a análise dos resultados, constatou-se que a leitura de rótulos é um hábito cultivado pela população idosa, apesar de nem sempre compreenderem as informações lidas ou saberem como aplicá-las. O apelo nutricional é um dos pontos utilizados por 47,36% (n=09) dos entrevistados como orientação para suas escolhas.
O entendimento não completo das informações contidas nos rótulos pode desestimular os consumidores à sua leitura e prejudicar suas escolhas. O nutricionista, como educador, deve desenvolver ações na questão da rotulagem de alimentos, para proporcionar a compreensão das informações nutricionais aos consumidores e ajudá-los a fazerem escolhas mais saudáveis.
Fonte: http://periodicos.unesc.net/iniciacaocientifica/article/view/57
Ana Claudia Lunelli, Clarice Peruch Lopes, Cristina Arent Warmling, Fernanda Salvador Alves, Gabriela Dalmolin Colle, Glaucea Arceno Santana, Renata Rabelo da Rosa, Zurene Regina Nurenberg / Revista de iniciaçao cientifica (UNESC)
Direitos autorais
Qualis: Engenharias II e Interdisciplinar – B5Ciências Ambientais, Saúde Coletiva e História – C
Qualis: Engenharias II e Interdisciplinar – B5Ciências Ambientais, Saúde Coletiva e História – C