Quantas vezes por dia seus garçons precisam devolver pratos já prontos por erros no pedido? Quanto tempo um cliente precisa esperar para anotarem seu pedido? E, ainda: eles costumam reclamar por erros nas contas ou por elas demorarem a ser trazidas?
No post a seguir, vamos mostrar como a automação de restaurantes pode ser uma grande aliada para você atender bem e obter os controles necessários para o sucesso do seu negócio. Continue lendo e descubra!
1. O que é a automação
Todo tipo de negócio é composto por um grupo de pessoas e de processos, certo? As pessoas são as responsáveis por manter tudo funcionando e ajudam a promover um bom clima dentro da empresa. Já os processos são as rotinas que precisam ser repetidas para que o serviço seja entregue.
A automação é a ferramenta que ajuda os funcionários de uma empresa a conseguirem fazer com que os processos sejam feitos de maneira mais rápida e eficiente com a ajuda de um sistema.
Por isso, quanto mais alto for o nível de automação de uma empresa, mais produtiva ela tende a ser. Assim, o seu pessoal tem mais chances de concentrar no que pode fazer de melhor: atender os clientes e fazer a experiência deles ser a mais agradável possível. Não é melhor assim?
A importância de acompanhar o desenvolvimento tecnológico
Independentemente do tamanho do seu restaurante, algum grau de automação existe, afinal, não tem como uma empresa funcionar hoje sem contar com o mínimo de soluções tecnológicas.
A questão é que cada vez mais o nível de competitividade entre os concorrentes do ramo, a qualidade exigida pelos clientes e uma margem de lucro um pouco mais apertada fazem com que seja preciso ir também evoluindo o modelo de negócio.
A praticidade de um sistema que te ajude a cuidar do seu financeiro, por exemplo, vai te dar mais tempo para pensar em questões estratégicas do seu restaurante, como marketing e promoções.
Todo o tempo que puder ser economizado em algumas tarefas mais operacionais do dia a dia poderá ser revertido em favor do seu restaurante. Assim, você consegue se concentrar em apresentar um maior valor agregado e fidelizar clientes, em vez de só atendê-los.
2. Benefícios da automação de restaurantes
Além dessa economia de tempo, algumas outras vantagens também podem ser interessantes. Vejamos algumas delas:
Melhoria no atendimento
A tecnologia Mobile está em todos os lugares. Na hora de decidir entre restaurantes do mesmo ramo e porte semelhante, o consumidor acaba optando por aquele que está mais “ligado” nas inovações tecnológicas. Ou seja, o que seu cliente quer é um atendimento mais ágil e sofisticado, sem que ele precise pagar mais por isso.
Já pensou em como os cardápios eletrônicos podem diminuir os seus custos com mão de obra e com produção de cardápios de papel? Eles ainda conseguem otimizar o processo de envio de pedido para cozinha ou bar, diminuindo o tempo de espera e evitando erros de anotação, escrita ilegível e desperdício.
Se você preferir, não precisa nem investir em dispositivos móveis: o próprio cliente pode utilizar seu smartphone para efetuar pedidos, que podem ser feitos, inclusive, em outros idiomas.
Gestão mais profissional do restaurante
Tão importante como um bom atendimento é você ter informações precisas para definir preços e promoções, planejar compras, evitar desperdícios e controlar os custos e o estoque do seu negócio.
Automatizando o seu restaurante, você pode aumentar o controle de todas as áreas do seu empreendimento com maior comodidade e segurança em uma única ferramenta, inclusive da produção, criando a ficha técnica para padronizar tanto a qualidade como o custo de cada prato, e controlando o rendimento dos seus insumos.
Sem precisar criar e alimentar várias planilhas, em poucos cliques é possível obter informações específicas de quais os pratos que vendem mais pelo horário ou dia da semana, quais mercadorias no estoque estão prestes a acabar, quais produtos são mais lucrativos e muito mais.
E, se você pretende expandir ou já possui outras lojas, a tecnologia em nuvem ou Cloud Computing pode te ajudar a gerenciá-las, concentrando todas as informações necessárias em apenas um meio, que pode ser acessado de onde você estiver.
Economia gerada para o estabelecimento
Além do ganho de tempo, a automatização de restaurantes também consegue gerar outras formas de economia para o seu estabelecimento. Ao utilizar uma ferramenta automatizada, tarefas repetitivas que você ou alguém do seu restaurante precisa fazer podem deixar de ser um problema — até porque não haverá mais erros.
Se uma empresa usa planilhas para controlar receitas, despesas e fazer o fluxo de caixa, e alguém erra na hora de fazer alguma anotação ou fórmula, esse erro pode causar alguns problemas, principalmente se ninguém perceber rápido. Por mais que alguém seja detalhista, todos estamos sujeitos ao erro.
Além disso, mesmo que se perceba a falha, vai ser preciso arrumar tudo novamente, e isso significa retrabalho e desperdício de mão de obra. Outro tipo perdas que se têm é quanto à impressão dos cardápios. Ter que mandar imprimir tudo novamente para que se possa atualizar preços e fotos não é algo que sai muito barato.
A opção seria rasurar ou pregar etiquetas no menu, o que, convenhamos, não fica nada profissional. Nesse caso, mais uma vez, o cardápio digital pode ajudar bastante, você não concorda?
Melhoria no controle de estoque
Se você for conversar com qualquer consultor de negócios, uma das coisas que ele vai te perguntar é como anda o seu nível de estoque. Por se tratar da imobilização de capital, o seu estoque acaba tirando um pouco do seu capital circulante. Significa dizer que, quanto maior o seu estoque, menos dinheiro em caixa você vai ter.
Por outro lado, ter um volume baixo de estoque também não é algo muito econômico, porque o seu restaurante pode estar perdendo clientes, já que não tem tudo que está no cardápio. Ou, então, que você está tendo que fazer compras às pressas e sem nenhum controle, o que pode sair mais caro, além de atrapalhar a rotina.
Se você tiver um sistema que cuida do seu estoque, ele vai conseguir monitorar o que tem na dispensa, o que é preciso comprar e a quantidade de cada item. Assim, em vez de ter que ficar fazendo listas de cabeça, já sai tudo anotado e você só vai precisar anotar o que não precisa de reposição. Bom isso, não é mesmo?
Disponibilidade de relatórios gerenciais
Independentemente do tipo de negócio, do mercado, do produto ou do serviço, um bom administrador precisa contar com controles administrativos consistentes e de boa qualidade. Quanto melhor e mais atualizada a informação, mais as condições serão favoráveis para que se possa tomar as decisões mais corretas.
Da mesma forma que você se preocupa em manter o seu restaurante com um bom atendimento, um cardápio interessante e um serviço de qualidade, existem profissionais totalmente voltados para conseguir construir uma ferramenta de gestão que possa fazer o melhor para o seu negócio.
Por isso, existem sistemas muito bem preparados que, além de serem fáceis de ser utilizados, também conseguem trazer relatórios muito objetivos e que conseguem te mostrar exatamente o que está acontecendo no seu restaurante.
O melhor de tudo é que esses controles são automatizados, o que significa que, a todo instante, eles estão sendo atualizados, e você não precisa fazer mais nada.
3. Como escolher o melhor sistema para o seu restaurante
Agora que já falamos um pouco sobre automação de restaurantes e sobre os benefícios que você pode ter no seu, é bom também tratarmos de como você vai definir um. Com tantas opções no mercado, saber escolher uma boa ferramenta também é muito importante.
A primeira coisa que tem que ficar clara é que só faz sentido avaliar o preço da ferramenta considerando também o que ela oferece. Estamos falando daquela já conhecida avaliação na relação entre custo e benefício. Não faz sentido pagar muito pouco por um sistema que não ajuda em quase nada e nem gastar “rios de dinheiro” com uma ferramenta que não seja o que você precisa.
Confira informações sobre a empresa
Avaliado o sistema oferecido, é bom conferir informações sobre a empresa que está por trás da solução. Veja como anda a credibilidade dela. Analise se o site é bem feito, qual o seu endereço, tempo de mercado, se ela oferece outras ferramentas, se tem o foco de atuação voltado para o mercado de alimentação e coisas do tipo.
Lembre-se também, nessa pesquisa, de conferir quem são os clientes que já adotam o sistema. Talvez você conheça algum e aí não é uma má ideia fazer um contato para descobrir o que ele acha da ferramenta na prática.
Cheque como é feito o suporte do sistema
Mais uma coisa que você pode fazer é checar como é feito o suporte do sistema no dia a dia. Procure identificar quais são os canais de atendimento e quanto tempo eles ficam disponíveis. Você tem que ter certeza de que, sempre que precisar, terá apoio para tirar dúvidas e manter o seu restaurante funcionando bem.
Viu só? Você tem motivos de sobra para investir em ferramentas para automação de restaurantes e também já sabe como encontrar o sistema mais adequado.
Fonte:casamagalhaes