O último ano foi desafiador para todos nós e temos aqui uma novidade: em 2018 os desafios aumentaram exponencialmente. Não gostou? O motivo disso tudo não é novidade para nós: velocidade da informação, tecnologia, maior poder de decisão do consumidor. A bola da vez está nas mãos do cliente.
Você conhece bem os segmentos do food service?
A atuação dos consultores de alimentação, ou melhor diríamos que a proposta de valor que o consultor de alimentos entrega para seu consumidor ou cliente tem mudado dia a dia e aqueles que enxergam essa mudança também conseguem inovar e entregar diferencial de serviços para venderem mais, conquistarem mais clientes e com isso encantar para fidelizar.
A fotografia do nosso mercado de food service representa anualmente R$ 170 bilhões da economia nacional e os gastos com alimentação giram em torno de 32% da renda mensal dos consumidores. Vamos refletir juntos: se minha renda for de 1000 reais, eu gasto 320 reais com alimentação, isso nos mostra o tamanho das oportunidades. Se pensarmos nos Estados Unidos, os consumidores gastam quase 50% da renda com food service ou alimentos prontos para o consumo. Temos muita oportunidade e mais do que isso necessidades de consumo para atendermos. Geralmente comparamos nosso mercado em desenvolvimento a mercados mais maduros e citamos por exemplo os Estados Unidos para entendermos o tamanho real das oportunidades e o caminho ao qual estamos construindo daqui para frente.
Quando conhecemos o mercado em que atuamos e quais os seus segmentos, montamos a fotografia de mercado e isso nos permite entender os desafios e assim nos adequar as realidades e limites de cada segmento.
Estas são algumas das mais significantes áreas de atuação onde o food service é presente movimentando os agentes da cadeia e gerando valor ao mercado. Você conhece cada um deles?
Você conhece o propósito de serviço do seu cliente, com qual púbico ele se relaciona e gera tráfego?
As vezes confundimos os conceitos de varejo alimentar e food service e eles são canais dependentes um do outro e interligados, ou seja, podemos afirmar que são canais interdependentes. Por exemplo: dentro do varejo alimentar de supermercados eu tenho uma cafeteria ou rotisseria, com oferta de alimentos prontos para o consumo e que é abastecida pela cadeia de food service. Ou, ao contrário, como as padarias que fornecem alimentos prontos, mas possuem em suas prateleiras os produtos de mercearia como conveniência.
O que de mais interessante podemos tirar de tudo isso: fazemos parte de um mercado enorme, segmentado e cheio de desafios. Diferente de mercados maduros, com industrias de alta tecnologia e certificadas para os padrões do food service, aqui no Brasil precisamos de consultores que corram na frente para fazer acontecer.
Fonte:nutriconsultora.com.br