Para que as indústrias alimentícias possam se manter competitivas no mercado, é indispensável redobrar a atenção aos seus clientes e otimizar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
O objetivo do SAC é criar um canal pelo qual o cliente possa estabelecer uma comunicação direta com a empresa a fim de buscar soluções para os seus problemas, propor alguma sugestão, tirar dúvidas sobre produto ou solução e fazer reclamações em relação à marca.
Por isso, se você quer deixar sua fábrica mais inteligente e entender como otimizar esse canal em sua indústria, continue lendo o nosso texto até o fim.
Por que o SAC é tão importante na indústria alimentícia?
Em primeiro lugar, vale destacar que o SAC é importante tanto para a empresa quanto para os consumidores. Considerando a imagem de uma marca, é bem mais interessante o consumidor poder reclamar sobre suas insatisfações direto com a empresa do que nas redes sociais.
Além disso, por meio do atendimento direto ao público, é possível coletar informações específicas sobre os desejos, as dúvidas e as necessidades dos clientes, podendo oferecer soluções individuais para o comprador.
É importante ressaltar, também, que um bom serviço de assistência aos clientes pode evitar que o consumidor lesado pela empresa inicie um processo judicial contra a marca.
Como trabalhar o SAC na indústria alimentícia?
Para manter a padronização do serviço de atendimento ao consumidor nas indústrias de alimentos, a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA), elaborou um documento contendo algumas recomendações.
Segundo o material, as indústrias devem manter, pelo menos, um canal de comunicação com o consumidor, seja por meio de telefone gratuito, seja por e-mail. Diante do comportamento dos compradores migrarem cada vez mais para o meio digital, é interessante oferecer assistência via WhatsApp e redes sociais. O rótulo dos alimentos precisa conter essas informações.
Outros canais que podem ser trabalhados são: e-mail, aplicativos de mensagens e chat online — no site da indústria, por exemplo.
Além disso, é fundamental conscientizar a equipe de atendimento sobre a importância do seu trabalho, ensinando-a as boas práticas para manter um relacionamento respeitoso e adequado com os clientes. Uma dica é mostrar como identificar o perfil do consumidor e saber lidar com aquele perfil específico.
O que pode ser feito para otimizar o SAC em indústrias de alimentos?
Para potencializar a eficiência do seu serviço de atendimento ao consumidor, algumas boas práticas precisam ser consideradas. Em primeiro lugar, a sua equipe deve prezar pela agilidade. Em muitos casos, os consumidores buscam o SAC por estarem insatisfeitos com o produto ou a solução da marca. Demorar a respondê-los pode aumentar a insatisfação e deixá-los relutante em relação às respostas para o seu problema.
Também escolha o canal certo para tratar questões específicas. Por exemplo, se a empresa recebe uma crítica por meio das redes sociais, é adequado respondê-la de forma cordial e, em seguida, entrar em contato com aquele consumidor a fim de atendê-lo de maneira privada e personalizada. Em alguns casos, será necessário coletar dados sensíveis do comprador.
Prepare sua equipe para clientes impacientes e desrespeitosos. Não se engane, toda solução que envolve o público precisa lidar com clientes que ultrapassam os limites na forma de falar e no conteúdo de sua fala. Ensinar como os atendentes devem agir nessa situação vai ajudá-los a manter a calma e endereçar a melhor solução ao consumidor.
Por fim, é interessante manter um histórico com as informações coletadas pelo canal de atendimento, para que elas possam ser utilizadas em melhorias da empresa. Por exemplo, sugestões, reclamações, elogios e dúvidas — as quais podem ser utilizadas pela equipe de marketing. Lembre-se de que o histórico de informação só é importante se esses dados tiverem um propósito e forem utilizados posteriormente pela empresa.
Informações do SAC para sanar problemas de qualidade
Além de um SAC bem estruturado, é necessário também avaliar quais as principais causas de reclamações de seus clientes. O SAC pode se ternar uma ótima ferramenta de avaliação da qualidade do seu produto.
A recorrência de reclamações de um mesmo produto pode significar que algo está errado no seu processo produtivo, e que vale a pena investigar e sanar o problema antes que o número de reclamações aumente e isso possa prejudicar a sua marca.
Além dos canais tradicionais de atendimento, as empresas precisam monitorar também outros canais de comunicação. Redes sociais por exemplo, passaram a ser uma maneira de falar com as empresas e esses dados também devem entrar nas avalições de reclamações.
Otimizar o serviço de atendimento ao consumidor da sua indústria de alimentos pode não ser uma tarefa fácil, no entanto, os pontos apresentados ajudarão a implementar as mudanças necessárias para melhorar seu canal de atendimento.
A SIG possui uma equipe de especialistas que pode te auxiliar a identificar potenciais gargalos e oportunidades de melhoria para diminuição de reclamações por parte dos consumidores. Quer saber como? entre em contato conosco e assine nossa newsletter para receber mais informações sobre o mercado.
Fonte: https://www.sig.biz/signals/pt/artigos/sac